Atividades para a sociedade

Dois anos especiais para a Matemática brasileira

O Congresso Nacional brasileiro decretou que 2017 e 2018 são o Biênio da Matemática. Com isso, nossos legisladores buscaram aproveitar este momento em que sediaremos dois eventos especiais: a Olimpíada Internacional de Matemática em 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos em 2018.

Um ponto alto do Biênio foi o Festival da Matemática. Além do evento em si, realizado no Rio de Janeiro em abril de 2017, atividades afiliadas ao Festival ocorreram em várias partes do país. Uma outra ocasião especial foi a edição de 2017 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema foi “A Matemática está em tudo!”.

O Biênio tem gerado interesse na imprensa e na sociedade brasileira como um todo. Esperamos poder levar adiante este entusiasmo, plantando sementes para um Brasil mais matemático. O sítio web http://www.bieniodamatematica.org.br/ contem mais informações sobre as atividades nos anos de 2017 e 2018.

Uma história de comprometimento

As atividades do Biênio vêm se somar a uma série de esforços de comunidade de pesquisadores em Matemática. Já há bastante tempo, alguns dos nossos principais nomes estão envolvidos com a educação e a divulgação de nossa ciência.

Nos últimos anos, alguns projetos de maior porte foram criados ou consolidados. Vejamos alguns exemplos:

IMO 2014 team, awarded with 3 silver medals and 2 bronze